11.4.09

Construtores do Futuro mobiliza recursos e ações para construir novo Lar Batista

M. , aos três anos de idade, foi encontrada na rua, junto a moradores de rua. Constatou-se que havia sido abusada. A criança fugiu e foi encontrada na rua, chorando. Tinha marcas de queimaduras de cigarro no rosto. Foi levada para o Juizado da Infância e Adolescência e encaminhada ao Lar Batista. Hoje, M. tem 15 anos e sonha ser psicóloga.

A., de nove anos, foi encaminhada pelo Conselho Tutelar ao Lar Batista no dia 7 de março. Foi vítima de abuso sexual pelo próprio pai, desde os quatro anos de idade. Apresenta queimaduras em diversas partes do corpo. Vivia nas ruas e foi estuprada por dois meninos: um de 11e outro de 14 anos.


R. também de nove anos. Foi encaminhada recentemente ao Lar Batista. Também vítima de maus tratos, a mãe a obrigava a manter relações sexuais em troca de bebida.

Esses casos chocam a sociedade e são sinalizadores de que nós, como Igreja de Cristo, temos um papel importante e urgente a desempenhar, atuando como agentes de transformação dessa triste realidade. Nesse contexto, a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira tem feito sua parte, des
empenhando uma importante tarefa na construção do futuro da nação através do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Cumprir essa missão requer mais que boa vontade. Requer a elaboração de propostas arrojadas, estratégicas, capazes de acompanhar as urgências da pátria. Perseguindo essa visão, Missões Nacionais criou o programa Construtores do Futuro, cuja finalidade é construir o novo Lar Batista F.F. Soren, que será transferido da pequena cidade de Itacajá para a capital tocantinense Palmas. O terreno de 4 hectares já foi adquirido e há expectativas de que, até o final de 2009, a transferência seja concluída.


O projeto arquitetônico do novo lar, que está sendo desenvolvido voluntariamente pela empresa RD Engenharia e Comércio LTDA, prevê o atendimento inicial de 70 crianças, estas distribuídas em 6 casas-lares. Haverá ainda uma casa para os diretores, quadra poliesportiva, parque infantil, espaço integrado – refeitório, cozinha, cantina e administração – e um espaço multiuso onde funcionará a biblioteca, sala de música, sala de jogos, oficinas de artesanato e pintura, de informática, cursos profissionalizantes, entre outros. Além disso, 200 outros menores da comunidade serão beneficiados com diversas atividades esportivas, profissionalizantes e culturais.


Uma novidade que foi acrescida ao projeto é a inclusão de pista de caminhada e trilhas internas, seguindo uma proposta ecologicamente correta. Os detalhes seguem um alto padrão de excelência a fim de que as vidas que ali viverão possam crescer sendo contemplados de modo integral.


Cheios de esperança, os internos vislumbram a nova habitação. Laiane, uma das crianças assistidas pelo Lar Batista F.F Soren, que sonha em ser médica, desde que soube da mudança para Palmas, almeja desfrutar de uma estrutura moderna, que viabilize a satisfação de seus desejos infantis e suas aspirações futuras. Apesar dos 10 anos de idade, ela sonha alto, não apenas para si mesma, mas para todos que vivem ao seu lado. "Espero que no novo Lar eu tenha condições de ter uma vida melhor, sonho com um lugar que tenha lazer. Esse é um sonho dos meus 42 irmãos”.


Eu, um Construtor do Futuro

Você pode tornar-se um Construtor do Futuro apoiando financeiramente este projeto. Sua contribuição poderá ser depositada nas seguintes contas bancárias, em nome da Junta de Missões Nacionais da CBB:
  • BRADESCO - Agência: 0226 / Conta Corrente: 91500-9
  • BANCO ITAÚ - Agência: 0281 / Conta corrente: 85047-9
  • BANCO REAL - Agência: 1362 / Conta Corrente: 1006315-6
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - Agência: 1411-0 / Conta Corrente: 332-0
  • BANCO DO BRASIL - Agência: 093-0 / Conta Corrente: 49.450-x
Você, que já possui parceria com Missões Nacionais através do PAM Brasil, poderá participar com qualquer valor adicional à sua contribuição mensal. Se desejar realizar uma contribuição única, entre em contato através do e-mail pambrasil@missoesnacionais.org.br ou pelo telefone (21) 2107-1818.

Além do apoio financeiro, o Construtores do Futuro deseja contar com a ação voluntária de profissionais da área de construção civil, tais como marceneiros, pedreiros, carpinteiros, serralheiros, pintores, mestre de obras, engenheiros, arquitetos, decoradores, eletricistas, etc. Esses parceiros serão cadastrados a fim de que, no momento certo, possamos contar com uma força-tarefa.


Se este programa atende suas expectativas de contribuição com a obra missionária, entre em contato com Missões Nacionais através do telefone (21) 2107-1818 ou pelo e-mail construtores@missoesnacionais.org.br e junte-se a nós.


Da redação da Junta de Missões Nacionais

9.4.09

Conexão Missionária na PIB de Natal


Nos próximos dia 10 e 11 de abril vai acontecer o congresso Conexão Missionária na Primeira Igreja Batista de Natal, na Av. Presidente Bandeira, Alecrim. Será um tempo de ouvir testemunhos e desafios missionários.

Estão confirmadas as presenças dos pastores Davi Pina, representante da Junta de Missões Mundiais para o Nordeste, e Emanuel Tavares, missionário em Cabo Verde.

A programação dos dois dias começa a partir das 19h.

6.4.09

Mais de 80 vidas se entregam a Jesus em Lajes

A cidade de Lajes (RN) foi impactada pelo evangelho de Jesus entre os dias 20 e 22 de março, através da ação dos voluntários do Resgatando Vidas.

Houve evangelismos na feira e visitas em mais de 100 casas. O resultado da ação do Espírito Santo nestes dois impactos foram 54 vidas salvas para Jesus e vários corações quebrantados com desejo de conhecer mais sobre Deus.

Cada missionário voluntário, cerca de 60, nesta viagem, evangelizou nas ruas com os desafios de, no mínimo, levarem uma pessoa para o culto à noite, evangelizarem quatro pessoas por turno e manterem a oração em duplas durante todo o impacto.
As crianças tiveram seu espaço nas tardes do sábado e do domingo, momento em que se divertiram, lancharam, cantaram e ouviram do amor do Salvador. Vinte e seis delas, dentre as 125 que participaram das tardes infantis, disseram que queriam seguir Jesus.

Serviços gratuitos também foram oferecidos: verificação de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo e curso de vagonite. Luciana (13 anos) foi uma das aprendizes da arte manual, ela estava bastante interessada em aprender os pontos: “estou gostando e quero aprender”, declarou a adolescente. Cento e dez pessoas usufruiram dos serviços da ação social e quatro delas decidiram entregar a vida a Jesus.

Um total de 84 pessoas entregaram sua vida pra Jesus em Lajes. A Igreja local, sob a direção do missionário Eliel tem agora um novo desafio: discipular e dar assistência aos que foram impactados e também à comunidade local.



+ fotos no slideshow ao lado

VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM VOLUNTÁRIO!!!


Você pode contribuir com essa obra orando por cada alma salva, por aquelas que ainda terão suas vidas transformadas pelo evangelho, e se unindo aos voluntários do Resgatando Vidas. Os interessados em participarem do Projeto ou em obter mais informações podem entrar em contato com a coordenadora Karina Macêdo pelo telefone 9916-9708.

"À princípio nossa jornada havia terminado e pensávamos em voltar para a escola...

… No entanto, vimos seis meninas caminhando apressadamente, não pensamos em evangelizá-las, mas apenas em comunica-las sobre a ação social. Porém, nós cremos que Deus já havia preparado o coração delas, pois elas demonstraram interesse em saber mais sobre os laranjinhas. E, para nos escutar deveríamos acompanhá-las até ao riacho, para onde já estavam indo.

Foi uma longa caminhada, passamos por cercas, vacas e um homem armado, contudo nada tememos, pois anunciávamos a Boa Nova do Todo-poderoso.

Ao chegarmos ao famoso riacho, as meninas disseram que nos escutariam com calma se tomássemos banho com elas. Após muita argumentação, conseguimos dar-lhes o plano de salvação e, para nossa alegria, das seis meninas, cinco aceitaram Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e declararam isso através da oração.

Quando pensávamos que iríamos retornar, houve uma cobrança – Amanda disse: menina, você falou que Deus não se agrada quando enganamos nossos pais ou nossos amigos, você vai ou não tomar banho???.

A Bíblia fala: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Naquele momento, não havia o que ser feito se não cumprirmos a nossa palavra e pelo menos um de nós tomarmos banho. Para uns pode ser loucura tomar banho num riacho argiloso de calça jeans e farda (que usaria logo mais à tarde), no entanto, essa simples ação estabeleceu confiança entre nós e as meninas recém evangelizadas.

O apostolo Paulo fala em I Coríntios 9.22: Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Com isso, aprendemos que, apesar de o plano de salvação ser o mesmo, cada pessoa merece uma abordagem pessoal.

Se para muitos sair de sua cidade Natal para anunciar a Cristo em meio a uma sociedade corrompida é loucura, porque não acrescentar a essa loucura tomar banho de riacho? Ajudar a D. Maria a lavar roupa? Ou Seu João no arado?. Se isso facilita a abordagem do Evangelho, porque não fazê-lo?

Devemos lembrar que nossa missão como crentes é ir e pregar o evangelho da salvação. Não importa o quão distante a pessoa esteja ou quão inacessível ela pareça, pois para Deus não importa como você está, mas sim que você se arrependa e o aceite.

(Experiência vivenciada por Diogo Henrique e Érica Aires em Lajes)