11.4.09

Construtores do Futuro mobiliza recursos e ações para construir novo Lar Batista

M. , aos três anos de idade, foi encontrada na rua, junto a moradores de rua. Constatou-se que havia sido abusada. A criança fugiu e foi encontrada na rua, chorando. Tinha marcas de queimaduras de cigarro no rosto. Foi levada para o Juizado da Infância e Adolescência e encaminhada ao Lar Batista. Hoje, M. tem 15 anos e sonha ser psicóloga.

A., de nove anos, foi encaminhada pelo Conselho Tutelar ao Lar Batista no dia 7 de março. Foi vítima de abuso sexual pelo próprio pai, desde os quatro anos de idade. Apresenta queimaduras em diversas partes do corpo. Vivia nas ruas e foi estuprada por dois meninos: um de 11e outro de 14 anos.


R. também de nove anos. Foi encaminhada recentemente ao Lar Batista. Também vítima de maus tratos, a mãe a obrigava a manter relações sexuais em troca de bebida.

Esses casos chocam a sociedade e são sinalizadores de que nós, como Igreja de Cristo, temos um papel importante e urgente a desempenhar, atuando como agentes de transformação dessa triste realidade. Nesse contexto, a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira tem feito sua parte, des
empenhando uma importante tarefa na construção do futuro da nação através do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Cumprir essa missão requer mais que boa vontade. Requer a elaboração de propostas arrojadas, estratégicas, capazes de acompanhar as urgências da pátria. Perseguindo essa visão, Missões Nacionais criou o programa Construtores do Futuro, cuja finalidade é construir o novo Lar Batista F.F. Soren, que será transferido da pequena cidade de Itacajá para a capital tocantinense Palmas. O terreno de 4 hectares já foi adquirido e há expectativas de que, até o final de 2009, a transferência seja concluída.


O projeto arquitetônico do novo lar, que está sendo desenvolvido voluntariamente pela empresa RD Engenharia e Comércio LTDA, prevê o atendimento inicial de 70 crianças, estas distribuídas em 6 casas-lares. Haverá ainda uma casa para os diretores, quadra poliesportiva, parque infantil, espaço integrado – refeitório, cozinha, cantina e administração – e um espaço multiuso onde funcionará a biblioteca, sala de música, sala de jogos, oficinas de artesanato e pintura, de informática, cursos profissionalizantes, entre outros. Além disso, 200 outros menores da comunidade serão beneficiados com diversas atividades esportivas, profissionalizantes e culturais.


Uma novidade que foi acrescida ao projeto é a inclusão de pista de caminhada e trilhas internas, seguindo uma proposta ecologicamente correta. Os detalhes seguem um alto padrão de excelência a fim de que as vidas que ali viverão possam crescer sendo contemplados de modo integral.


Cheios de esperança, os internos vislumbram a nova habitação. Laiane, uma das crianças assistidas pelo Lar Batista F.F Soren, que sonha em ser médica, desde que soube da mudança para Palmas, almeja desfrutar de uma estrutura moderna, que viabilize a satisfação de seus desejos infantis e suas aspirações futuras. Apesar dos 10 anos de idade, ela sonha alto, não apenas para si mesma, mas para todos que vivem ao seu lado. "Espero que no novo Lar eu tenha condições de ter uma vida melhor, sonho com um lugar que tenha lazer. Esse é um sonho dos meus 42 irmãos”.


Eu, um Construtor do Futuro

Você pode tornar-se um Construtor do Futuro apoiando financeiramente este projeto. Sua contribuição poderá ser depositada nas seguintes contas bancárias, em nome da Junta de Missões Nacionais da CBB:
  • BRADESCO - Agência: 0226 / Conta Corrente: 91500-9
  • BANCO ITAÚ - Agência: 0281 / Conta corrente: 85047-9
  • BANCO REAL - Agência: 1362 / Conta Corrente: 1006315-6
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - Agência: 1411-0 / Conta Corrente: 332-0
  • BANCO DO BRASIL - Agência: 093-0 / Conta Corrente: 49.450-x
Você, que já possui parceria com Missões Nacionais através do PAM Brasil, poderá participar com qualquer valor adicional à sua contribuição mensal. Se desejar realizar uma contribuição única, entre em contato através do e-mail pambrasil@missoesnacionais.org.br ou pelo telefone (21) 2107-1818.

Além do apoio financeiro, o Construtores do Futuro deseja contar com a ação voluntária de profissionais da área de construção civil, tais como marceneiros, pedreiros, carpinteiros, serralheiros, pintores, mestre de obras, engenheiros, arquitetos, decoradores, eletricistas, etc. Esses parceiros serão cadastrados a fim de que, no momento certo, possamos contar com uma força-tarefa.


Se este programa atende suas expectativas de contribuição com a obra missionária, entre em contato com Missões Nacionais através do telefone (21) 2107-1818 ou pelo e-mail construtores@missoesnacionais.org.br e junte-se a nós.


Da redação da Junta de Missões Nacionais

Nenhum comentário: